Os produtores de mel de todo o Brasil têm até o dia 7 de julho para se inscrever no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O concurso, que é dividido em duas categorias – mel claro e mel escuro –, é voltado para produtores com uma produção de até 10 toneladas por ano.
O prêmio é organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Epagri/SC, Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (Ebram).
Etapas do Concurso
- Júri Técnico: Especialistas do setor avaliarão os produtos com base em aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização, selecionando 10 produtos (cinco de cada categoria).
- Júri Popular: Consumidores em geral farão a degustação em um local de grande circulação de pessoas. Ambas as avaliações serão realizadas às cegas.
- Avaliação das Histórias dos Produtores Rurais: A última etapa analisará as histórias dos produtores.
Fernanda Regina Silva, assessora e organizadora do concurso, destacou que as avaliações técnica e popular são estratégias para fortalecer o produtor rural, dando visibilidade ao produto até o consumidor final. “É um concurso muito diferenciado. Todos os produtores rurais inscritos receberão uma avaliação técnica do seu produto, o que oferece a oportunidade de melhorar ainda mais a qualidade e competitividade. Além disso, levamos o produto ao consumidor final, aumentando o conhecimento sobre a qualidade do produto na decisão de compra”, explica.
Prêmios
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, receberão certificados e prêmios. Os três primeiros lugares ganharão o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Crescimento da Produção de Mel no Brasil
A produção brasileira de mel aumentou de 33 mil toneladas em 2005 para 61 mil toneladas em 2022. Fabrícia Soriani, especialista e integrante da Comissão Técnico-Científica da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), ressaltou que a meliponicultura é um setor promissor. Os principais estados produtores são Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, evidenciando a diversificação da produção no país.
“O que chama atenção nas inscrições é a representatividade de inúmeros estados brasileiros, demonstrando que produzimos mel em todo o território nacional”, destaca Fernanda Regina Silva.
Importância e Reconhecimento do Mel Brasileiro
O mel brasileiro é reconhecido pela alta qualidade, com destaque para o crescimento da produção no Nordeste e a Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, de Minas Gerais. O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, realizado desde 2019, e já premiou produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos e cafés.
Serviço
- Inscrições: Até 7 de julho pelo site da CNA.
- Envio das amostras: Devem chegar à CNA até 21 de julho.
- Endereço para envio:
PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – MEL 2024
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601 Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo
CEP 70.830-903 Brasília/DF