No acumulado do mês até a terceira semana, as exportações de café e algodão do Brasil já superaram os totais exportados em junho do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Café
O Brasil, atualmente no meio da colheita da nova safra, exportou 154,4 mil toneladas de café verde até agora em junho, em comparação com 138,7 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
Algodão
As exportações de algodão também têm mostrado força nos últimos meses, atingindo 112,7 mil toneladas até a terceira semana de junho, quase o dobro do volume exportado no mesmo mês do ano passado.
Soja
A exportação de soja continua robusta, com embarques de mais de 700 mil toneladas por dia, com previsão de superar os 13,75 milhões de toneladas exportadas em junho do ano passado. Até a terceira semana, os embarques de soja já somaram praticamente 11 milhões de toneladas.
Milho
No entanto, a exportação de milho está mais fraca este mês em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de junho, foram exportadas 637 mil toneladas, em comparação com pouco mais de 1 milhão de toneladas em junho do ano passado. A média diária de exportação de milho está em 42,5 mil toneladas, abaixo da média do ano anterior.
Petróleo
As exportações de petróleo do Brasil também devem superar o total de junho do ano passado, quando o país exportou 5,7 milhões de toneladas. Os dados atuais apontam uma média diária 17,6% mais alta, para cerca de 320 mil toneladas.
O desempenho positivo das exportações de café, algodão, soja e petróleo até a terceira semana de junho demonstra a força do setor agrícola e de energia do Brasil, embora a exportação de milho tenha mostrado uma queda em comparação ao ano anterior.