Nos últimos anos, a ABQM tem adotado medidas sustentáveis tanto em sua sede, localizada na capital paulista, quanto em seus eventos oficiais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos de suas operações.
Para isso, a entidade contou com diagnósticos realizados por empresas especializadas no tema e implementou um sistema de gestão, além de criar um comitê permanente com funções e responsabilidades definidas para a adoção de práticas sustentáveis em suas atividades.
Em 2024, a SGS Sustentabilidade, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, monitorou os eventos oficiais do Quarto de Milha e concedeu à ABQM a certificação ISO 20121:2012 – Sistema de Gestão para Sustentabilidade de Eventos. Essa certificação, válida até 2026, exige a manutenção do sistema, a implementação de melhorias contínuas e a realização de auditorias anuais.
A obtenção dessa certificação internacional destaca a ABQM no cenário nacional, sendo a única entidade brasileira do agronegócio a possuir um título de tal relevância, que garante e valoriza os aspectos sociais, econômicos e ambientais de suas atividades.
Demonstrando seu compromisso com a responsabilidade ambiental, em julho deste ano, durante o Campeonato Nacional em Araçatuba/SP, a ABQM, além de realizar a coleta seletiva de lixo e perfurocortantes gerados no evento, coletou, transportou e transformou 150 litros de óleo de cozinha, anteriormente descartados, em sabão, que foi distribuído para comunidades locais.
Na sua sede, a Associação tem investido na conscientização dos colaboradores sobre economia de energia e água, além de reduzir o uso de papel e descartáveis, substituindo-os por utensílios permanentes ou recicláveis.
Com esse compromisso firmado, a ABQM continuará implementando novas ações que visem minimizar os possíveis impactos ambientais negativos de suas atividades, que serão comunicadas em momento oportuno.