A consultoria StoneX revisou para baixo sua estimativa de produção de algodão no Brasil para a safra 2024/25, prevendo agora 3,79 milhões de toneladas, ante 3,83 milhões projetados em dezembro. A redução reflete um corte na área plantada no Mato Grosso, principal estado produtor da pluma.
De acordo com a StoneX, o Mato Grosso deverá cultivar 1,53 milhão de hectares de algodão, ligeiramente abaixo da previsão anterior de 1,55 milhão de hectares. Apesar disso, o número ainda representa um aumento de 5,1% em relação ao ciclo anterior. O atraso na colheita da soja, que impacta o plantio da segunda safra de algodão, foi apontado como principal fator para a revisão. Segundo Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, o atraso aumenta os riscos e desestimula a expansão da área plantada.
Caso a previsão se confirme, a produção de algodão nesta safra representará um avanço de 4,6% em relação ao ciclo 2023/24, reforçando o crescimento do setor, mesmo diante de desafios climáticos e logísticos.
Fonte: Reuters.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!