Mais de 500 produtores cearenses já se integraram ao Projeto RetifiCAR, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que desde junho tem apoiado agricultores no Ceará na correção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades. O projeto é realizado em colaboração com o Sistema Faec/Senar, Sindicatos Rurais, prefeituras e o Governo do Estado.
“Nesta semana, superamos a meta de 500 adesões de produtores”, destaca Laianny Maia, analista da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). “O número que esperávamos alcançar em seis meses foi atingido em menos de dois, graças ao excelente trabalho dos sindicatos e das instituições parceiras.”
A iniciativa, que conta com o apoio do técnico do Sistema CNA, Davi Queiroz, e do analista da Faec, Fábio Cavalcante, já beneficiou produtores dos municípios de Chorozinho, Pacajus, Horizonte e Maranguape.
Ter o CAR ativo traz diversos benefícios ao produtor rural, como acesso ao crédito rural e a programas específicos de agricultura familiar, entre outros.
O Programa RetifiCAR fortalece os sindicatos rurais no apoio aos produtores que precisam concluir o processo de regularização ambiental de suas propriedades, conforme estipulado no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).