• Início
  • |
  • Agronegócio
  • |
  • Melhoramento Genético de Sementes de Tabaco: Foco na Qualidade e Resistência para o Futuro

Melhoramento Genético de Sementes de Tabaco: Foco na Qualidade e Resistência para o Futuro

No Dia da Semente, celebrado em 21 de agosto, a Japan Tobacco International (JTI) reforça seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade no cultivo do tabaco, destacando o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento de sementes próprias. Reconhecida globalmente no setor, a JTI busca garantir a excelência do tabaco desde a origem, apostando em programas de melhoramento genético que visam variedades de alta performance. Desde 2015, a empresa vem trabalhando intensamente nesse projeto, que já alcançou avanços significativos, como a realização de testes com mais de 100 cultivares híbridos em Santa Cruz do Sul, um importante polo para a JTI, que conta com uma unidade de compra e beneficiamento de tabaco, uma fábrica de cigarros e o seu Centro de Desenvolvimento e Treinamento em Extensão Rural (ADET).

O projeto de desenvolvimento de sementes visa atender à demanda crescente por cultivares que ofereçam melhor usabilidade, maior rentabilidade para os produtores e equilíbrio ideal dos compostos químicos do tabaco. Um dos principais focos é a criação de variedades resistentes a doenças, como o vírus do mosaico do tabaco (TMV), o vírus Y da batata (PVY), além de cultivares tolerantes a nematoides, fungos e bactérias que afetam as raízes.

“Nosso objetivo é produzir sementes que não apenas atendam às necessidades internas da JTI, mas também ofereçam aos produtores uma alternativa de alto padrão, aumentando o valor comercial do tabaco. Recentemente, atingimos um marco importante ao disponibilizar as primeiras variedades comerciais para validação em campo nas regiões produtoras”, destaca Franque Specht, gerente de Melhoramento de Plantas da JTI.

O ADET da JTI é o centro dessa iniciativa, onde uma equipe especializada realiza rigorosos testes tanto em laboratório quanto em campo. Desde o início do programa, a validação de variedades comerciais tem sido uma das maiores conquistas, com resultados promissores já sendo observados em campo.

“A semente não é apenas o ponto de partida para o cultivo, mas carrega toda a informação genética que define as características da planta. Nosso trabalho é evoluir essas características para produzir com mais eficiência, sempre priorizando a qualidade que o consumidor final espera”, explica Specht.

A pesquisa desempenha um papel fundamental nesse processo. A JTI investe constantemente em infraestrutura e tecnologia para aprimorar cultivares dos tipos Virgínia e Burley. Os testes realizados, que podem levar anos até a conclusão, buscam garantir que os materiais melhorados apresentem os resultados esperados, sendo conduzidos em áreas de produtores integrados em diversas regiões.

Com um foco firme na qualidade e no fornecimento de cultivares para outras operações da JTI ao redor do mundo, o programa de melhoramento genético da empresa também visa expandir o impacto global. “Queremos que os produtores reconheçam as vantagens das sementes JTI, pois cultivares que garantem maior qualidade também proporcionam maior retorno comercial. Esse projeto reafirma nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade, refletindo o que há de mais avançado no setor de tabaco”, conclui Specht.

Bem-vindo ao Agro Mais, o seu portal de referência para notícias e informações essenciais sobre o mundo da agricultura. Aqui, você encontrará uma fonte confiável e abrangente, dedicada a fornecer insights valiosos e atualizados sobre as tendências, tecnologias e práticas que impulsionam o setor agrícola.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades no mundo do Agronegócio.

Seu e-mail foi cadastrado! Ops! Algo deu errado. Contate o admnistrador do site.

Enviando seu e-mail, você está concordando com a nossa Política de Privacidade.

Edit Template

Todos os direitos reservados. 2025

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.