
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, se reuniu nesta terça-feira (2) com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Nogueira da Costa Filho, para debater uma colaboração voltada para o uso dos perímetros irrigados no estado.
A parceria entre as duas instituições visa explorar o potencial das culturas irrigadas no Ceará. Amílcar Silveira e Raimundo Nogueira discutiram estratégias para melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos nos perímetros irrigados, com o objetivo de aumentar a produtividade e a sustentabilidade das atividades agropecuárias no estado. “A expansão das áreas irrigadas é a melhor maneira de aumentar o PIB do agronegócio no Ceará”, afirmou Amílcar Silveira.
Durante o encontro, foi destacada a importância da inovação tecnológica e a necessidade de investimentos em pesquisa para impulsionar a agricultura cearense, especialmente diante da escassez de água na região.
Também participaram da reunião o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDE), Sílvio Carlos, o coordenador de Recursos Hídricos da SDE, Erildo Pontes, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar Ceará), Sérgio Oliveira.