A Virada de Chave do Agro Cearense
Nesta semana, Fortaleza sediou um evento de proporções inéditas no mundo dos negócios. Ocupando inteiramente o Centro de Eventos do Ceará, a PEC Nordeste evidenciou que o agronegócio cearense entrou em uma nova fase, deixando para trás um período de estagnação e assumindo um papel de destaque no desenvolvimento econômico, ao lado da indústria e do comércio.
É impossível circular pela PEC Nordeste 2024 sem admirar sua grandiosidade, comparável às maiores feiras de São Paulo. Pela primeira vez, um único evento ocupou toda a área de exposição do Centro de Eventos do Ceará.
Essa realização marca uma verdadeira virada de chave no agronegócio cearense. Apesar dos desafios meteorológicos históricos enfrentados pelo Estado, o setor sempre demonstrou força e resiliência, com exemplos que se destacam nacional e internacionalmente na fruticultura, carcinicultura, produção de leite e outros segmentos.
Agora, o poderio e o potencial do agro cearense estão mais visíveis para a sociedade e todo o setor produtivo. O sucesso estrondoso da PEC Nordeste é o maior símbolo dessa transformação, mas o trabalho de estímulo, a aproximação com outros setores da sociedade e do campo político, e uma série de ações contínuas, muitas vezes imperceptíveis para quem não acompanha o setor de perto, já estão em curso há anos.
Como se diz, não basta ser forte, é preciso mostrar que é forte. E é exatamente isso que o setor agropecuário cearense está fazendo.