Hoje, terça-feira, 10, foi criado o Polo de Irrigação da Ibiapaba, na Chapada que leva o mesmo nome, localizada no Noroeste do Ceará.
A cerimônia de instalação aconteceu na Escola Municipal José Carneiro da Cunha, em Viçosa do Ceará, e contou com a presença do secretário Executivo do Agronegócio do Governo do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); da diretora de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Larissa Rego; do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Filipe Sampaio; além de dezenas de produtores rurais da região Ibiapabana.
Nos próximos dias, o ministro Waldez Góes, seguindo os critérios do MIDR, assinará uma Portaria oficializando a criação do Polo. Após isso, será formado um comitê gestor, com a participação de produtores rurais, que irá mapear o potencial e as carências da região.
Segundo uma fonte local, a região da Ibiapaba possui tanto virtudes quanto desafios, entre eles a baixa disponibilidade hídrica, a falta de uma rede de estradas vicinais adequada, energia elétrica confiável, tecnologias modernas e assistência técnica. O Comitê Gestor ficará responsável por diagnosticar esses problemas e construir uma carteira de projetos para o desenvolvimento da área.
Com a publicação da Portaria oficial, o Comitê Gestor enviará um relatório detalhado ao ministro, apontando as demandas da região. O MIDR, que tem como prioridade o desenvolvimento do Polo de Irrigação da Ibiapaba, buscará os recursos financeiros necessários para implementar as infraestruturas requeridas.
“Queremos iniciar em janeiro a criação do Polo de Irrigação do Cariri”, destacou o secretário Sílvio Carlos Ribeiro, reforçando o compromisso do Governo em expandir iniciativas semelhantes para outras regiões.
Foto: Divulgação