- O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi palco de um encontro significativo na última quinta-feira (11), ao receber os Adidos Agrícolas de mais de 25 países que compõem o grupo Diplomatas da Agricultura do Brasil (DAB).
Promovido pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, o evento propiciou um intercâmbio de cooperações e compartilhamento de informações entre os membros das embaixadas estrangeiras envolvidas com assuntos relacionados ao setor agropecuário.
No auditório Olacyr de Moraes, o secretário do Mapa, Roberto Perosa, juntamente com sua equipe, apresentou as ações e programas do ministério, destacando as recentes conquistas e os novos mercados abertos para o Brasil. A importância estratégica do país na segurança alimentar global foi ressaltada, assim como os esforços do ministério para apoiar os produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Roberto Perosa enfatizou o papel fundamental do encontro para promover o entendimento mútuo entre os países e destacou os esforços do ministério para fortalecer as relações internacionais e expandir o comércio agrícola brasileiro. Ele destacou a retomada do diálogo produtivo e da diplomacia eficaz sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, evidenciando os resultados positivos alcançados, como o aumento das exportações e a abertura de novos mercados.
Durante o evento, Luiz Felipe Nastari, diretor da Datagro, apresentou o Global Agribusiness Forum (GAFFFF), um dos maiores eventos de cultura agro do mundo, que ocorrerá em junho. O festival será uma oportunidade para líderes e especialistas discutirem temas como mudanças climáticas na agricultura, segurança alimentar, novas tecnologias e o futuro do setor agropecuário mundial.
Os representantes das embaixadas presentes, que incluíram países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Argentina, entre outros, também tiveram a oportunidade de expor as demandas de seus países e discutir possíveis oportunidades de cooperação e negócios com o Brasil. Esse encontro reforça o compromisso do Mapa em promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e fortalecer as relações internacionais do Brasil no campo agrícola.