Sistema CNA/Senar e ANA unem forças pela sustentabilidade
Inicialmente, o acordo assinado entre o Sistema CNA/Senar e a ANA no dia 23 de abril de 2025 marca um passo decisivo para fortalecer a gestão da água rural no Brasil. A iniciativa visa promover o uso eficiente dos recursos hídricos no campo, por meio de ações de capacitação, planejamento e desenvolvimento técnico.
Por isso, o foco será a qualificação de produtores
Em primeiro lugar, a parceria prevê capacitar produtores rurais e técnicos para o uso racional da água em atividades agrícolas. Além da irrigação eficiente, os treinamentos abordarão a segurança de barragens, a gestão participativa dos recursos hídricos e práticas de educação ambiental.
Além disso, o acordo prevê desenvolvimento técnico
Como parte do compromisso, será produzido material técnico de apoio, com metodologias aplicáveis à realidade do meio rural. Essas ferramentas irão auxiliar diretamente a gestão da água rural, promovendo boas práticas que garantem produtividade com sustentabilidade.
Ao mesmo tempo, será criado um comitê de monitoramento
Consequentemente, as instituições envolvidas formarão um comitê gestor para planejar, executar e acompanhar todas as etapas do acordo. A atuação conjunta da CNA, Senar e ANA proporcionará mais agilidade nas decisões e maior alcance das ações nas diferentes regiões do país.
Portanto, a agricultura irrigada será mais estratégica
Por fim, a parceria entre o Sistema CNA/Senar e a ANA impulsiona a agricultura irrigada como ferramenta essencial para o futuro do agronegócio brasileiro. A gestão da água rural torna-se mais acessível, assertiva e integrada com as necessidades dos produtores.