- A Comissão Nacional Pecuária de Leite (CNA) marcou presença na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, realizada na terça-feira (23), para abordar os desafios enfrentados pelo setor leiteiro brasileiro em relação à defesa comercial.
Guilherme Souza Dias, assessor da CNA, destacou os esforços da Confederação para caracterizar a prática de dumping na exportação de leite em pó da Argentina. Ele apontou que, em 2023, o país vizinho aplicou subsídios diretos à produção de leite, o que resultou em 55% do leite em pó importado pelo Brasil naquele ano, impactando negativamente a produção nacional e causando uma queda nos preços pagos aos produtores.
Dias enfatizou que, dentre as opções de defesa comercial disponíveis, uma medida antidumping seria a mais viável no momento. Para isso, a CNA está reunindo dados e subsídios para comprovar a prática. A Confederação enviou ofícios aos seis Conselhos Paritários dos Produtores e Indústrias (Conseleite), à Associação Brasileira de Laticínios (Vivalácteos) e ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para caracterizar a produção brasileira de leite em pó.
O assessor técnico ressaltou a importância do apoio das entidades do setor para subsidiar um estudo sobre o dumping e anunciou que o processo de investigação começará com a petição para habilitação da CNA como representante da indústria fragmentada, a ser apresentada na próxima semana ao Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Ronei Volpi, presidente da câmara setorial e da Comissão de Bovinocultura de Leite da CNA, enfatizou a importância da pauta para a defesa do setor lácteo brasileiro e destacou a necessidade de uma atuação conjunta do setor para enfrentar os desafios enfrentados pela atividade.
Além das questões de defesa comercial, a reunião também abordou medidas estruturantes para a cadeia do leite, incluindo o Observatório da Qualidade do Leite, que fornece informações importantes para a cadeia produtiva com base nos resultados das análises das amostras de leite cru refrigerado avaliadas pela Rede Brasileira de Laboratórios da Qualidade do Leite (RBQL) em todo o país. A CNA reconhece a importância dessa ferramenta para embasar políticas públicas e privadas voltadas para a melhoria da qualidade do leite nacional.