A alta registrada no mês passado foi impulsionada não apenas pelo aumento da demanda, mas também pela valorização do dólar, que desempenhou um papel significativo nesse movimento.
Preços do Algodão Recua no Início de Dezembro
Os preços do algodão começaram dezembro em queda, após registrarem alta significativa em novembro, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. No mês passado, os valores da pluma recuperaram os patamares de agosto, com o Indicador Cepea/Esalq acumulando uma elevação de 3,35%, encerrando o dia 29 a R$ 4,0654 por libra-peso – o maior valor desde 6 de agosto deste ano.
De acordo com o Cepea, o aumento registrado em novembro foi impulsionado pela maior demanda e pela valorização do dólar frente ao real, o que elevou a paridade de exportação. Esse contexto favoreceu o direcionamento da pluma para o mercado externo, em detrimento do mercado interno.
A valorização do dólar também levou os vendedores a manterem suas ofertas firmes, enquanto compradores com maior urgência aceitaram pagar valores mais altos para fechar negócios no mercado spot.