- A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) atendeu ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e antecipou a vacinação contra a febre aftosa, visando uma única etapa emergencial.
O período para aquisição das vacinas nas revendas autorizadas teve início nesta segunda-feira (15) e se estenderá até o dia 30 de abril. A declaração da vacinação junto à Adagri deve ser realizada até o dia 15 de maio.
O objetivo principal é que o Ceará alcance um índice de vacinação superior a 90% do rebanho, visando obter o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. “Hoje ainda importamos carne de outros estados. Queremos que, além da autossuficiência, possamos exportar nossa carne para outras unidades da Federação. E para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é tornar o Ceará livre da febre aftosa sem vacinação”, ressalta o presidente da Faec, Amílcar Silveira.
Segundo informações da Adagri, a vacinação deve abranger bovinos e bubalinos de todas as idades, totalizando aproximadamente 2,7 milhões de animais em todo o Estado. A declaração pode ser realizada de forma virtual, por meio do site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br), ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha. Esta iniciativa busca garantir a segurança sanitária do rebanho cearense e fortalecer o setor agropecuário do estado em direção à sua inserção nos mercados nacional e internacional.