A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), por meio das Coordenações de Educação Sanitária e de Fiscalização de Agrotóxicos, realizou entre os dias 19 a 21 deste mês ações sobre o uso correto de agrotóxicos e o descarte adequado de embalagens vazias no município de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.
Projeto de Educação Sanitária
Segundo a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, as ações são parte do projeto de Educação Sanitária realizado pela Adagri e é dividido em três etapas. Inicialmente, acontece a formação de multiplicadores. Em um segundo momento, as ações são realizadas nas comunidades rurais. A última etapa é o Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
Formação de Multiplicadores
“Entre os multiplicadores estão agentes de saúde, técnicos da Ematerce, das secretarias de agricultura, meio ambiente e dos sindicatos de trabalhadores rurais do município”, exemplifica a auditora fiscal da Agência, Ana Lúcia Lopes.
Recolhimento Itinerante de Embalagens
Sobre o Recolhimento Itinerante, a auditora explica que é promovido pela Acace em parceria com o Inpev e parceiros. “Nesta ação destacou-se a parceria com as Estufas Timbaúba e as revendas agropecuárias locais, que tiveram uma forte participação nas ações educativas envolvendo o assunto”, destaca Ana Lúcia Lopes.
Obrigatoriedades no Uso de Agrotóxicos
Durante o evento, são reforçadas as obrigatoriedades a cerca do uso de agrotóxicos, tais como seguir as orientações do receituário agronômico, bem como as orientações dos rótulos dos produtos, o uso de equipamentos de proteção individual e a disponibilidade de depósito exclusivo para os agrotóxicos.
Divulgação e Informação
“A ação contou ainda com visita de campo e entrevista em meios de comunicação, tudo para que a informação chegue até o produtor”, finalizou a auditora fiscal da Adagri, Lidiane Barbosa, que também estava presente durante esta semana.