Cerca de 1.500 pessoas acompanharam, na noite de quinta-feira (6), a cerimônia de abertura da 27ª edição do PEC Nordeste. Na ocasião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destacou a força do agro cearense ao mencionar que o PEC Nordeste 2024 foi a maior feira já realizada no Centro de Eventos do Ceará, ocupando todos os pavilhões do local.
“Aqui juntamos o pequeno, o médio e o grande produtor. Não nos importa o tamanho, desde que estejamos juntos, porque temos um objetivo comum: desenvolver o Ceará”, disse Amílcar Silveira. “O sucesso do PEC Nordeste se deve a essa união”.
O governador Elmano de Freitas foi representado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, que, em seu discurso, anunciou medidas para favorecer o agro cearense, como a isenção de ICMS para os setores de carcinicultura e piscicultura.
Durante a solenidade, foi feita a entrega da Medalha Mérito Rural Prisco Bezerra, uma homenagem a personalidades que contribuíram para o agro cearense.
Na categoria Política e/ou Administração Pública, o agraciado foi o senador Eduardo Girão; na categoria Produção Rural e/ou Liderança Classista, o homenageado foi o presidente do Sindicato Rural de Independência, Moacir Gomes de Sousa; e na Categoria Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico ou de Ensino, o homenageado foi João Nicédio Alves Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE.
Também foram realizadas a premiação Destaque Agro e a entrega do Troféu de Indicação Geográfica Cachaça de Viçosa do Ceará. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical de Almir Sater.