Lançado pela Embrapa Agroindústria Tropical em novembro de 2022, o clone de cajueiro-anão BRS 555 já está disponível para produtores do sertão do Seridó e das zonas de altitude do Rio Grande do Norte, bem como regiões com características semelhantes. As primeiras mudas para multiplicação foram disponibilizadas aos viveiristas já em março de 2023, e agora, um ano depois, os produtores podem adquirir mudas comerciais do novo cultivar.
Wedson Torres, responsável técnico por diversos viveiros no município de Apodi (RN), relembra o processo inicial de cultivo das mudas recebidas pelos viveiristas. Na etapa seguinte, com as mudas bem desenvolvidas, as primeiras amostras comerciais do BRS 555 foram produzidas. “Os viveiristas receberam as mudas, aclimataram e, por fim, transplantaram para o campo. Após todos os tratos culturais, como controle de pragas e adubação para que essas mudas pudessem crescer e desenvolver a copa, iniciaram a enxertia”, complementa.
No Rio Grande do Norte, dois viveiros no município de Apodi receberam mudas do BRS 555: Viveiro Vida Nova, em Distrito do Córrego II, e Viveiro Muda de Cajueiro Apodi, em Sítio Lagoa (Apodi). Neto Lúcio, proprietário do Viveiro Vida Nova, destaca a boa procura pelo BRS 555: “A procura por mudas do BRS 555 está boa, todas que fiz já foram vendidas. Os produtores têm procurado devido à alta produtividade da variedade”.
Ismael Laidson, responsável pelo Viveiro Muda de Cajueiro Apodi, também ressalta a alta demanda pelo BRS 555: “A procura tem sido boa. Eu produzi 1,5 mil mudas, das quais vendi boa parte. Uma outra parte plantei no meu pomar, para que assim eu tenha material para fazer mais enxertos”. Você pode acessar o link na bio para ler a matéria completa e saber mais sobre os viveiristas que estão comercializando as mudas.
Gostaria de saber mais sobre o novo clone de cajueiro-anão BRS 555? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e continue acompanhando as novidades do agronegócio.