Montar um controle financeiro eficiente e fazer o seu acompanhamento diário, é um grande desafio para qualquer produtor rural. Vamos agora, de uma maneira simples, fazer o detalhamento de uma estrutura de controle financeiro que poderá ajudar a você produtor, em seu dia a dia.
O QUÊ VEM A SER CONTROLE FINANCEIRO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
É um conjunto de atividades que proporcionam o registro, a análise e o planejamento das entradas e saídas de dinheiro da sua fazenda.
Tem como objetivo apoiar o produtor na identificação das suas receitas, dos seus custos de produção, do que é despesa com investimentos e qual será o seu ponto de equilíbrio para lhe guiar em suas decisões. Assim ficará bem mais fácil poder tomar decisões sobre a compra de insumos, equipamentos, bem como a contratação de mão de obra, etc.
Passo a passo para realizar o seu controle financeiro:
- Registre todas as suas receitas e todas as suas despesas;
- Tenha um fluxo de caixa confiável (Entradas e saídas com os saldos diários);
- Organize seus pagamentos;
- Faça seu controle de gastos por categoria;
- Tenha um sistema de gestão;
- Relacione os investimentos, financiamentos e empréstimos;
- Fique de olho no mercado.
Erros comuns ao se fazer o controle financeiro da fazenda:
- Não levar em consideração os custos de depreciação de máquinas e equipamentos;
- Misturar as contas pessoas com as da fazenda;
- Não acompanhar o planejamento.
Esta coluna é escrita por: Fabiano Mapurunga é Mestre em Administração com ênfase em Finanças, possui MBAs pela FGV e USP/Esalq, além de 23 anos de experiência em Finanças Corporativas. Diretor Executivo no Ceará, conselheiro empresarial, professor de Pós-Graduação e autor de livros e artigos.