No próximo dia 23 todos os produtores rurais nordestinos terão disponível um benefício inédito, extremamente valioso, porém gratuito. Durante a FestBerro em Tauá/Ceará, trazidos pelo Sistema FAEC/SENAR, os meteorologistas Luiz Carlos Molion, Ronaldo Coutinho do Prado e Antoniane Arantes falarão das previsões para o próximo período de inverno.
Os prejuízos causados em 2024 por previsões imprecisas e pessimistas foram imensuráveis. Pequenos, médios e grandes produtores rurais deixaram de plantar nas terras altas e/ou plantaram nas terras baixas, nada colhendo pela ausência de plantio nas terras altas e/ou tudo perderam pelas inundações nas terras baixas. O gado foi vendido barato numa das épocas mais críticas de ciclo baixo da pecuária, causando déficits financeiros expressivos.
Os produtores rurais alimentam as cidades. Inclusive os integrantes da mídia citadina que costuma massacrar a dignidade da categoria com notícias distorcidas e intencionalmente pejorativas, também alimentando os ativistas de asfalto que nada produzem e tudo criticam. Propagadores de mentiras, muitos por ingenuidade, outros por idiotice, e alguns por desvio de caráter.
A Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Ceará é a Casa do Produtor Rural. Solidária aos sentimentos de revolta e indignação coletiva do segmento, teve a excelente iniciativa de trazer os três renomados meteorologistas acima mencionados.
Ao invés de fevereiro, como historicamente ocorria, agora já em novembro. Assim teremos três meses de antecedência. O tempo vale ouro! – notadamente na produção rural que lida diretamente com a natureza.
Essa iniciativa está sendo muito aplaudida pelo povo sertanejo. Sendo ampla, a todos alcançando, e gratuita. Mostrando que grandes mudanças não necessariamente acarretam investimentos faraônicos. Bastando não esquecer o propósito da representatividade. Servindo ao invés de ser servido. Conquistando autoridade pautada pelo serviço prestado, não de maneira impositiva e arrogante.
Os elogios devem ser feitos quando merecidos e as críticas quando necessárias.
Honra ao mérito para o Sistema FAEC/SENAR.
Com as Graças de Deus escutaremos boas previsões meteorológicas para 2025.
Esta coluna é escrita por Alexandre Fontelles, articulador de desenvolvimento do EPROCE.
22 de junho de 2024