A ExpoCariri se consolidou como um evento essencial para o setor agropecuário do Sul do Ceará, reunindo forças de instituições como a Faec/Senar, Fiec, Sebrae-CE, Embrapa Algodão e o Governo do Estado. Programada para os dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Barbalha, a feira promete movimentar o cenário rural e industrial da região, integrando grandes, médios e pequenos produtores, além de importantes empresas do setor, como o Sítio Barreiras, de Missão Velha, principal produtora de bananas do Nordeste.
Diante da expectativa para uma boa estação de chuvas em 2025, a Faec se prepara para realizar a I ExpoCariri, que já mobiliza os 25 municípios da região. Mesmo com o alerta da Funceme de uma chance de 45% para uma pluviometria abaixo da média histórica, o evento busca fortalecer o agronegócio local e promover parcerias estratégicas.
Sérgio Oliveira, superintendente do Senar-CE, destaca que a ExpoCariri reforça o compromisso da Faec em impulsionar a economia e a qualidade de vida no campo, com foco especial na região do Cariri, que está em plena expansão agrícola, impulsionada pelo programa Algodão do Ceará. O evento acontecerá no Campo Experimental da Embrapa Algodão, no Corredor dos Sabinos, e contará com uma vasta exibição de produtos locais: leite, queijos, bananas, hortaliças, tilápia, camarão, rapadura, cachaça, calçados, confecções, artesanato, peças religiosas, ovos e frangos. A ExpoCariri promete ser um marco para o agro da região, promovendo trocas de conhecimento e novas oportunidades de negócios.