EPROCE no Vale do Jaguaribe

A reunião do EPROCE ocorrida no Vale do Jaguaribe teve a participação de Produtores Rurais das cidades de Morada Nova, Jaguaretama e Limoeiro do Norte.

Sempre impressiona, surpreendendo positivamente, as descobertas de realidades construídas pelo sertão alencarino.

Os valores trabalhados pelo EPROCE, norteando suas ações, foram encontrados nos relatos dos Produtores Rurais de Jaguaretama.

O cooperativismo vivenciado em sua essência cristalina. O esforço para superar as naturais divergências inerentes a todo relacionamento social pela consciência que os benefícios das convergências são bem maiores. Liderança alternada, todos dando sua cota de contribuição pela consciência da necessidade de altruísmo.

Uma experiência iniciada há 7 anos atrás, focados na compra coletiva, obtendo melhores preços e prazos pelo volume acumulado. Em Jaguaretama escutamos dos Produtores Rurais um testemunho detalhado do crescimento exponencial, mesmo com percalços próprios da superação do ineditismo. Ruindo completamente o mito que o sertanejo nordestino é desprovido de senso empreendedor na coletividade.

O EPROCE, mesmo discreto, caminha a passos largos. Gradualmente ramifica seus valores e propósitos para todo o estado do Ceará. Trabalhando a mudança de mentalidade dos Produtores Rurais para um raciocínio tecnocrata, assim propiciando a conquista de maior representatividade.

O trabalho desenvolvido pela FAEC e o SENAR, intensificando a oferta de cursos de capacitação, com programas de fomento em várias atividades, tem criado um ambiente muito positivo entre as variadas camadas sociais de Produtores Rurais.

O Programa AGRO NO PONTO, do Sistema Jangadeiro no SBT, tem mostrado e divulgado exemplos exitosos que promovem um intercâmbio salutar para todos. E o mais importante, conforme muito bem dito por Sérgio Patrício, produtor de café na Serra de Guaramiranga; “O programa AGRO NO PONTO tem resgatado a dignidade do Produtor Rural”.

Assim vamos rompendo as armadilhas históricas de políticas públicas pautadas no assistencialismo para os pequenos, no fisiologismo para os grandes, largando os médios no ostracismo. Relegando todos ao vício do comodismo pela cultura da Indústria da Seca, propagada por décadas.

Vamos reunir para unir.
Pois unidos somos mais fortes.
——————————————————————————————–
Esta coluna é escrita por Alexandre Fontelles, articulador de desenvolvimento do EPROCE.

Bem-vindo ao Agro Mais, o seu portal de referência para notícias e informações essenciais sobre o mundo da agricultura. Aqui, você encontrará uma fonte confiável e abrangente, dedicada a fornecer insights valiosos e atualizados sobre as tendências, tecnologias e práticas que impulsionam o setor agrícola.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades no mundo do Agronegócio.

Seu e-mail foi cadastrado! Ops! Algo deu errado. Contate o admnistrador do site.

Enviando seu e-mail, você está concordando com a nossa Política de Privacidade.

Edit Template

Todos os direitos reservados. 2024

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.