O EPROCE é um movimento de união em defesa dos produtores rurais da classe média. Os ignorados nos benefícios governamentais, mesmo sendo a maioria que gera emprego e renda com melhor densidade demográfica. Os pequenos possuem uma variedade de assistencialismo, e os grandes, de subsídios fiscais e facilidades de acesso a financiamentos bancários.
Para o produtor rural da classe média, a notícia do aumento das tarifas de importação dos EUA causa o mesmo nível de preocupação que a guerra de Israel com o Iraque.
O que realmente tira o sono dos produtores rurais da classe média é o inverno irregular que prejudicou a produção de forragem, não permitindo boa estocagem de silagem. O descaso e silêncio das lideranças públicas com essa realidade que deixa os produtores rurais sem condições financeiras de honrar os compromissos.
E mais preocupação ainda com a notícia de redução do preço do leite pelo lacticínio líder de mercado em pleno início de verão, quando em menos de 60 dias atrás anunciou que elevaria o preço do litro de leite porque tinha capacidade de produção e haveria demanda. Gerando um efeito cascata nos lacticínios menores e nas queijeiras.
Incomoda os produtores rurais da classe média o descaso das lideranças públicas ao assistir o desfile de ações midiáticas, pouca ou nada efetivas, distantes da realidade dos produtores de alimentos da classe média.
Os produtores rurais da classe média ficando com o sentimento que os atuais gestores públicos representam outros grupos. Momento de reflexão, porque as eleições estão se aproximando.
Alexandre Fontelles
Sertanejo/Produtor Rural