- A Federação da Agricultura do Ceará (Faec) conduziu uma missão aos principais projetos de irrigação na Califórnia (EUA).
Os 25 participantes da comitiva visitaram o Laboratório de Salinidade do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Riverside, Sul da Califórnia, onde especialistas compartilharam conhecimentos sobre solos e águas com alto teor de sais, além de apresentarem soluções tecnológicas e científicas para o cultivo nessas áreas.
Diante da escassez de água, a região enfrenta desafios semelhantes aos do semiárido cearense. O secretário Executivo do Agronegócio do governo do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro, ressaltou a relevância das pesquisas do USDA para superar limitações como a salinidade da água, citando uma forrageira desenvolvida pelo laboratório.
Além da visita ao laboratório, a missão da Faec também incluiu uma inspeção a uma fazenda de citrus em Riverside e uma exploração de uma plantação de abacate da variedade Luna, conhecida pelo alto valor agregado. Essas experiências têm como objetivo fortalecer o intercâmbio técnico-científico e buscar soluções para os desafios enfrentados pela agricultura no Ceará.