Na manhã desta terça-feira (3), em Brasília-DF, o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou a suspensão das importações de camarão do Equador para o Brasil. A medida, que entra em vigor no próximo dia 9 de dezembro, foi tomada após uma comitiva conjunta do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) identificar irregularidades sanitárias na produção equatoriana.
A decisão foi celebrada pela APCC (Associação dos Produtores de Camarão do Ceará), representada na reunião por seu presidente, Luiz Paulo Sampaio Henriques; o vice-presidente, Hiran Costa; e os diretores Raimundo César, que também é prefeito de São João do Jaguaribe, e Henrique Almeida. O presidente da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Itamar Rocha, também esteve presente no evento.
A comitiva cearense em Brasília contou ainda com a participação da superintendente federal da pesca no Ceará, Keivia Dias, e do secretário estadual de pesca e aquicultura, Oriel Filho. Além disso, figuras políticas fundamentais como os deputados federais Domingos Neto, José Guimarães (líder do governo na Câmara) e Luís Gastão, junto a outros representantes públicos e de entidades de classe, marcaram presença e contribuíram para essa conquista.
Essa vitória representa o resultado de uma longa batalha pela valorização e proteção da produção nacional. A APCC agradece a todos que se uniram nessa causa e reforça seu compromisso em defender os interesses dos produtores de camarão do Ceará, garantindo qualidade e sustentabilidade ao setor.