Representantes do governo brasileiro marcaram presença na Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024, promovida pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC) das Nações Unidas, em Nairóbi, Quênia, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Durante o evento, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detalhou a condução do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC/ABC+), principal política pública do país voltada ao desenvolvimento da agricultura sustentável.
A conferência, que contou com a participação de 86 parceiros estatais e 83 parceiros não estatais da CCAC, reuniu representantes de governos locais e internacionais, organizações intergovernamentais, ONGs, empresas privadas, instituições financeiras e outros interessados. Os temas abordados nos painéis incluíram as últimas ciências e políticas, melhores práticas e a criação de uma agenda comum para os principais setores emissores de gases do efeito estufa.
O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Bruno Brasil, representou o Brasil na conferência, destacando as tecnologias brasileiras sustentáveis, resultados e metas do Plano ABC. Sua apresentação focou em demonstrar como é possível conciliar as necessidades dos produtores com uma atividade economicamente viável e comprometida com a sustentabilidade ambiental, utilizando instrumentos governamentais como o crédito rural e a assistência técnica.
Na avaliação da secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, a participação do Mapa foi expressiva e recebeu um retorno muito positivo. Ela enfatizou que as discussões podem avançar, inclusive com a possibilidade de levar o modelo brasileiro como cooperação para diversos países africanos.