Um levantamento exclusivo da Serasa Experian revela o panorama dos pedidos de recuperação judicial feitos por proprietários rurais que atuam como pessoa física no Brasil. Segundo os dados, houve 106 solicitações registradas no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 523% em relação ao mesmo período do ano anterior. Acompanhe a evolução das solicitações na série histórica apresentada no gráfico abaixo:
Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, destaca que, apesar do crescimento nos pedidos de recuperação judicial, o setor ainda está longe de uma crise generalizada. Ele afirma que “o número de pedidos é baixo, e a maioria dos proprietários rurais segue com suas atividades normalmente”. No entanto, para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras, alternativas como a renegociação de dívidas ou o uso de soluções como o Fiagro Reorg são caminhos menos disruptivos para recuperar a saúde financeira. Pimenta acrescenta que medidas preventivas, como o planejamento financeiro para produtores e o monitoramento de perfil de crédito por parte dos credores, podem ajudar a prever e evitar a necessidade de recuperação judicial.
A produtora de Palotina é um exemplo de sucesso em práticas sustentáveis e regenerativas na agricultura, conquistando reconhecimento nacional, enquanto o Congresso das Mulheres destaca o crescente papel das mulheres no setor.
Estudos do Agro Score da Serasa Experian – uma ferramenta que fornece análises detalhadas para o setor e ajuda a prever o risco de inadimplência dos produtores rurais – indicam que o uso de modelos preditivos pode identificar perfis com maior propensão à recuperação judicial. Dessa forma, a tecnologia oferece aos credores uma base mais segura para decisões, o que contribui para reduzir a necessidade de pedidos de recuperação, que, conforme Pimenta, devem ser vistos como um último recurso.
O monitoramento com o Agro Score permite, inclusive, identificar perfis de proprietários rurais que já apresentam sinais de instabilidade financeira, muitas vezes com meses de antecedência. Isso representa uma análise preventiva que ajuda a mitigar os riscos na concessão de crédito.
No gráfico abaixo, é possível visualizar um exemplo prático: o Agro Score médio dos produtores rurais pessoa física era substancialmente mais elevado em comparação aos que solicitaram recuperação judicial, mesmo até três anos antes do pedido. A queda contínua no modelo preditivo ilustra a deterioração financeira, visível bem antes do pedido formal. Confira:
No primeiro trimestre de 2024, o Estado do Mato Grosso destacou-se com o maior número de pedidos de recuperação judicial na região centro-oeste, totalizando 53 solicitações. Em Goiás, foram registrados 16 pedidos no mesmo período. Veja os dados completos no gráfico abaixo:
Segundo dados inéditos da Serasa Experian, os pequenos proprietários rurais foram os que menos recorreram à recuperação judicial no primeiro trimestre deste ano, com apenas 21 pedidos. Em contrapartida, aqueles sem propriedade própria no campo — incluindo arrendatários e grupos econômicos ou familiares ligados ao setor — concentraram o maior número de solicitações, totalizando 39 pedidos. Esse padrão foi similar ao observado nos primeiros três meses de 2023, quando pequenos proprietários apresentaram uma demanda menor, enquanto o grupo sem propriedades liderou os pedidos. Outro ponto de destaque foi o aumento nas solicitações de médios proprietários, que passaram de zero para 22 no comparativo trimestral. Confira todos os dados no gráfico abaixo:
Metodologia
A pesquisa exclusiva da Serasa Experian foi desenvolvida com base nas estatísticas de processos de recuperação judicial no setor do Agronegócio, registradas mensalmente na base de dados da empresa e obtidas nos tribunais de justiça de todos os estados. O estudo abrange proprietários e produtores rurais de todos os portes, que atuam como pessoas físicas. Esses perfis podem solicitar recuperação judicial conforme a Lei 14.112, de 24/12/2020.
Serasa Experian
A Serasa Experian é pioneira e a maior Datatech do Brasil, oferecendo soluções avançadas de inteligência para a análise de riscos e oportunidades, com foco nas áreas de crédito, autenticação e prevenção a fraudes. Combinando inovação, tecnologia de ponta e uma equipe de excelência, a empresa transforma incertezas em decisões seguras, auxiliando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e setores a prosperarem.
Fundada em 1968, a Serasa passou a integrar o grupo Experian em 2007, uma companhia global com sede em Londres. Hoje, realiza mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores, e protege anualmente mais de 2,2 bilhões de transações comerciais.
A empresa investe na educação financeira para empoderar consumidores, facilitando o acesso a um crédito justo, e ajuda empresas a tomar decisões mais eficazes em diversas frentes: prospecção de clientes, gestão de crédito e relacionamento, cumprimento de normas ESG, autenticação, prevenção de fraudes e cobrança eficiente.
Com a missão de criar um futuro melhor, a Serasa capacita profissionais de tecnologia, apoia pequenos negócios e startups de impacto social através de programas próprios e gratuitos. Reconhecida pelo GPTW e como Top Company do LinkedIn, é também considerada a empresa de serviços mais inovadora do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação.
Experian
A Experian é uma companhia global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios em todo o mundo. Suas soluções abrangem jornadas de crédito, autenticação e prevenção a fraudes, saúde, marketing digital e insights no setor automotivo, sempre combinando dados, análises e softwares inovadores.
Atuando em mercados variados, a Experian vai além dos serviços financeiros, operando no agronegócio, saúde, seguros e muitos outros setores. A empresa investe continuamente em pessoas talentosas e tecnologia de ponta para explorar o potencial dos dados.
Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian é uma empresa listada no FTSE 100 na Bolsa de Londres (EXPN) e conta com uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Mais informações estão disponíveis em experianplc.com.
(Por Serasa Experian)