O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, participou do Simpósio de Desenvolvimento Regional com Redução da Pobreza Rural – Ideias e Práticas de Pedro Sisnando Leite, realizado na terça-feira (6). Durante o painel “Uma nova abordagem para o desenvolvimento regional com redução da desigualdade”, Silveira discutiu como a inovação pode transformar o meio rural cearense.
Ele ressaltou o uso de tecnologias para aumentar a produtividade por hectare, resultando em maior renda para os produtores rurais. Apresentou dados sobre o potencial do Ceará para culturas como o algodão de fibra longa, que possui maior valor agregado, e enfatizou a importância de incentivar a agroindústria.
O simpósio também contou com palestras dos pesquisadores israelenses Raphael Bar-El, professor emérito da Universidade Ben-Gurion, e Dafna Schwartz, do Centro Acadêmico Peres.
O evento foi encerrado com a entrega da Medalha Pedro Sisnando Leite ao ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, pela Faec, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.
O Simpósio Ideias e Práticas de Pedro Sisnando Leite foi organizado pela Academia Cearense de Economia (ACE) e pela Academia Cearense de Ciências (AECI), com o apoio do Sistema Faec/Senar/Sinrural, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Banco do Nordeste e Governo Federal. O evento ocorreu na Fiec.