2025: Novos Desafios para a Cadeia Produtiva do Algodão
Conforme análise divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (8), o setor do algodão enfrenta desafios importantes em 2025. Após um ano de recordes, o novo cenário apresenta uma produção global que cresce mais rápido do que a demanda, enquanto os custos de produção continuam superando os aumentos nos preços de venda.
Pesquisadores do Cepea apontam que o desempenho econômico global, previsto para manter o crescimento moderado de 2024, aliado a preços mais baixos do petróleo, favorece a competitividade das fibras sintéticas em detrimento do algodão. Além disso, os contratos futuros da pluma indicam uma estabilidade nos preços ao longo do ano.
No Brasil, o mercado deve ser impactado por uma combinação de fatores, incluindo maior oferta, estoques elevados e uma demanda ainda tímida, agravada pelo crescimento econômico global limitado. Por outro lado, a valorização do dólar frente ao real poderá servir de alívio, ao impulsionar a paridade de exportação e reduzir parte das pressões enfrentadas pelo setor.