Nos dias 06 e 07 de junho, o Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Pesco/Adagri), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Caprinos e Ovinos), promoveu um curso sobre as principais doenças de caprinos e ovinos que necessitam de notificação ao serviço veterinário oficial. O evento ocorreu durante a PEC Nordeste 2024 e contou com a presença do presidente da Adagri, Elmo Aguiar, na abertura do curso. A capacitação foi direcionada a auditores e agentes fiscais agropecuários da agência.
Carlos Alberto, coordenador do Pesco, destacou que “o objetivo foi incrementar a capacidade técnica dos servidores e a vigilância ativa da Adagri no atendimento a notificações de enfermidades que acometem os pequenos ruminantes e estão contempladas na IN nº 50 – MAPA/2013”.
Durante a capacitação, os pesquisadores da Embrapa, Francisco Selmo Fernandes Alves e Raymundo Rizaldo Pinheiro, ministraram palestras sobre as principais doenças que afetam caprinos e ovinos no Ceará, incluindo protozooses, doenças virais, bacterianas e prions. Entre as doenças abordadas estavam Língua Azul, Scrapie, Raiva, Clostridioses, Agalaxia Contagiosa, Actinomicose, Ectima Contagioso, Foot-Rot, Leptospirose, Brucelose (Brucella melitensis), Epididimite Ovina (B. Ovis), entre outras.
Eudson Júnior, supervisor regional da Adagri e coordenador-substituto do Pesco, reforçou a importância da caprinocultura e da ovinocultura para a economia rural brasileira, especialmente no Nordeste. “Os conhecimentos sobre a realidade deste setor, juntamente com o desenvolvimento de programas de defesa sanitária animal específicos por Estado, permitem melhores condições de produção e, consequentemente, maior competitividade.”
Este curso representa um passo significativo para aprimorar a sanidade dos rebanhos de caprinos e ovinos no Ceará, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário local.