Na última sexta-feira, dia 1° de agosto, durante a EXPONOVA, foi realizado o encontro do núcleo do EPROCE no Vale do Jaguaribe.
Comparecendo 50 produtores rurais oriundos das cidades de Alto Santo, Iracema, Potiretama, Jaguaretama, Ereré, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Madalena, Solonópole, Quixeramobim e Ibaretama.
O núcleo do EPROCE no Vale do Jaguaribe é coordenado pelos produtores rurais Moisés Maia e Rodrigo Gregório. Tendo sido organizado e estruturado por Eduardo Júnior – produtor rural e atual Secretário de Agricultura da cidade de Morada Nova.
Na oportunidade foram destacadas as ações de apoio aos produtores de leite da ABCZ e Associação Nacional do Girolando. Ambas tendo entregue Ofícios para o Fundo de Investimentos solicitando esclarecimentos e participação na mesa de negociação no tocante a inexplicável redução nos preços em pleno início de verão. Notadamente quando no mês de junho tinha sido publicado no Jornal Diário do Nordeste uma matéria anunciando que haveria em breve aumento no preço. Inclusive com incentivo para expansão no rebanho porque haveria acréscimo da capacidade de produção da indústria.
Chico Almir, produtor rural e respeitado líder classista, fez uma exposição do atual cenário. Foi unânime a definição de uma força tarefa para atrair ao EPROCE mais produtores rurais pela consciência da necessidade de união para fortalecimento das demandas. Inclusive não descartando acionar o Ministério Público diante do impacto social que afetará drasticamente os produtores de leite nas cidades do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe.
O EPROCE segue fiel ao propósito de seu surgimento em janeiro de 2019. Reunir para unir, objetivando defender e fortalecer os produtores rurais.
A História ensina que ninguém é forte sozinho. Sendo preciso formar um grupo para ter força consistente e duradoura.

Alexandre Fontelles
Sertanejo/Produtor Rural