Governo do Ceará Realizou Anúncio de Investimentos para o Projeto Hora de Plantar 2024/2025
Na última segunda-feira (25), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, junto ao secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, anunciou os investimentos para o Projeto Hora de Plantar Safra 2024/2025, durante evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Com recursos do Tesouro Estadual, o programa beneficiou mais de 182 mil agricultores e agricultoras de 182 municípios do estado, excluindo Fortaleza e Eusébio, por não possuírem zonas rurais.
Investimentos e Ampliação
A 38ª edição do projeto contou com um aporte de R$ 35 milhões, marcando avanços significativos em sua execução. Entre as novidades desta edição, destacou-se o aumento na distribuição de insumos agrícolas, incluindo 3 mil toneladas de milho, 6,2 milhões de raquetes de palma forrageira e 20 toneladas de algodão.
Além disso, foram distribuídos aos agricultores e agricultoras familiares:
- 250 toneladas de sementes de sorgo forrageiro,
- 12 toneladas de sementes de capim,
- 350 mil mudas de cajueiro anão,
- 5.800 mudas de aroeira,
- 209 toneladas de sementes de feijão,
- 89.700 mudas de sabiá,
- 6 mil m³ de maniva.
Assistência Técnica
A operacionalização e a assistência técnica do Hora de Plantar ficaram sob a responsabilidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com secretarias municipais e sindicatos locais, garantindo suporte efetivo aos agricultores durante a implementação do projeto.
Impactos do Hora de Plantar
Com 38 anos de história, o Hora de Plantar tem contribuído para o aumento da produtividade agrícola, gerando impactos positivos na renda e na segurança alimentar de milhares de famílias cearenses.
Desde 2021, o projeto é amparado pela Lei Ordinária nº 17.534, que o instituiu como uma Política Pública de Estado, assegurando o fomento contínuo à produção rural e promovendo resultados socioeconômicos e ambientais relevantes para a agricultura familiar do Ceará.
Fotos: Secretária de Desenvolvimento Agrária | Fonte: SDA