O Ceará encerrou sua participação na Naturaltech, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, no sábado (15). Dez cooperativas da agricultura familiar e produtores cearenses apoiados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), via Projeto São José (PSJ), estrearam na maior feira de produtos naturais e saudáveis da América Latina e conquistaram o público com a apresentação de produtos da cultura alimentar cearense.
Resultados da Participação
Ao todo, foram comercializados uma tonelada e meia de produtos no estande cearense. A sensação foi de dever cumprido com o encerramento do evento, que teve início na quarta-feira (12), destacou o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, em balanço da estreia do Ceará na Naturaltech. “No ano passado estivemos em São Paulo como convidados e, em 2024, trouxemos nosso espaço na Naturaltech. O estande cearense na feira foi uma oportunidade única para a agricultura familiar cearense. Trouxemos cooperativas e produtores rurais para apresentarem seus produtos frutos do cooperativismo. Um evento dessa grandiosidade foi um importante instrumento de motivação para mostrar os produtos das famílias do campo para o Brasil e ao mundo e fortalecer cada vez mais a melhoria de renda para nosso Estado”, salientou Almeida.
Experiência dos Produtores
O produtor da Cauina, Vicente Monteiro, celebrou o saldo das vendas. “Consegui vender todo o estoque que trouxe para a Naturaltech. A feira foi uma experiência incrível para apresentar nossa cauina, que nasceu de estudos da cultura indígena. As pessoas não gostaram apenas pela inovação, e sim pela qualidade do produto. E tudo isso é promovido pela agricultura familiar, que nos dá base social, cultural e de insumos do caju”, pontuou. A bebida foi desenvolvida após pesquisa na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
Importância do Evento
Em visita ao espaço destinado à agricultura familiar cearense, o coordenador geral de apoio à agroindústria e estruturação da produção familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fabiano Oswald, reforçou a importância do espaço destinado ao Ceará na Naturaltech. “A presença do estande do Ceará na feira foi de extrema relevância pois reafirmou o compromisso do governo estadual e do Governo Federal em proporcionar estratégias para fortalecer a agricultura familiar, a produção de alimentos, a comercialização de produtos e o acesso a mercados. Garantir espaço para as famílias do campo gera desenvolvimento, renda e dá suporte para a propagação da cadeia da agricultura familiar”, defendeu Oswald.
Variedade de Produtos
O estande do Ceará teve produtos como cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino, geleias, paçoquinha e pasta de castanha de caju, entre outros. No ano de estreia, o Ceará levou inovações para a Naturaltech como a pasta de alho, outros itens como mel de abelha orgânico em sachê e em bisnaga, farinhas e fécula de mandioca. A tradicional castanha – nas versões natural, natural orgânica e torrada salgada – marcou presença no evento.
Participação das Cooperativas
Marcaram presença na feira a Terra Conquistada – marca que leva produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel), da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), a Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), a Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), a Central de Cooperativas Copacaju (Copacaju), a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustível do Ceará (Cooperbio), a Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia e o Grupo Balanço do Coqueiro, de Itapipoca.