- Entre os dias 8 e 12 de abril, o Senar Ceará promoveu o primeiro “curso de doma racional de novilhas para ordenha” realizado no estado.
Sob a supervisão da renomada zootecnista Pércia Rocha, instrutora do Senar de Minas Gerais e uma referência nacional em manejo de bovinos, 12 instrutores do Senar Ceará foram capacitados. O treinamento, com uma carga horária de 40 horas/aula, ocorreu na Fazenda Boisa, em Caucaia.
“Esse curso foi uma demanda dos produtores que recebemos por meio dos sindicatos rurais. Nossa expectativa é que, em breve, os nossos instrutores estejam oferecendo esse curso em todas as regiões do Ceará”, destaca Kelly Claudio, diretora técnica do Senar Ceará.
Os benefícios da doma de novilhas para ordenha são diversos e incluem o aumento da produtividade e da qualidade do leite, a redução de custos para os produtores, além de proporcionar maior segurança e bem-estar tanto para os trabalhadores quanto para os animais. Como ressalta a instrutora Pércia Rocha, “o animal estressado produz menos e tem sua imunidade comprometida”.
“Esse curso facilita a vida do produtor rural, uma vez que as novilhas não domadas apresentam muita dificuldade para entrar na sala de ordenha”, explica Pércia Rocha. “Além disso, facilita a lactação, reduz o uso de ocitocina (hormônio responsável pela ejeção do leite), que pode ser transmissor de doenças, e reduz custos ao produtor.”
Com três anos de experiência no Senar de Minas Gerais, Pércia Rocha destaca sua missão de proporcionar melhores condições de vida para aqueles que desempenham um papel fundamental na nossa sociedade. “No Senar, nós ensinamos fazendo”, enfatiza.