Renovação da frota de caminhões: novo crédito nacional
A renovação da frota de caminhões ganhou um impulso decisivo no Brasil. O governo federal publicou uma Medida Provisória que cria uma linha de financiamento de R$ 6 bilhões voltada à compra de caminhões novos e seminovos, beneficiando caminhoneiros autônomos e empresas do transporte rodoviário de cargas.
Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao BNDES, que atuará como agente financeiro — operando diretamente ou por intermédio de instituições habilitadas.
Renovação da frota de caminhões: critérios e sustentabilidade
De acordo com a Casa Civil, os financiamentos deverão seguir critérios mínimos de conteúdo nacional e padrões de sustentabilidade ambiental, social e econômica, definidos pelo MDIC.
Para caminhões novos, somente veículos de fabricação nacional credenciados pelo BNDES poderão ser financiados.
As condições financeiras — juros, prazos e carência — serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Medida também alcança o agro e amplia renegociação da safra
A Medida Provisória também altera regras anteriores para ampliar o alcance da renegociação de dívidas de produtores rurais. Agora, será possível liquidar financiamentos do Plano Safra 2024/2025, contemplando operações contratadas entre:
📌 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025
📌 Inclui dívidas renegociadas, prorrogadas ou em inadimplência até 15 de dezembro de 2025
Segundo o governo, a iniciativa amplia o alcance da MP nº 1.314/2025, atendendo produtores afetados por problemas climáticos que comprometeram a safra 2024/2025.
📺 Gostou do conteúdo?
Siga, comente e compartilhe as matérias do Portal TV AgroMais. Assim, você acompanha mais notícias sobre o futuro do agro e as inovações que estão moldando o campo brasileiro.










