Mais de 550 participantes discutem sanidade animal e vegetal em dez encontros regionais
A 2ª edição do Seminário Regional de Defesa Agropecuária reuniu mais de 550 participantes em dez encontros realizados em diferentes regiões do Ceará. Promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), o evento teve como foco principal fortalecer as ações de defesa agropecuária, com destaque para a sanidade animal e vegetal, além de promover capacitação técnica e troca de experiências entre profissionais do setor.
O Seminário de Defesa Agropecuária teve início em setembro de 2024, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, e seguiu por municípios como Baturité, Sobral, Granja, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Crato, Nova Russas, Canindé e Quixadá, alcançando todas as regionais da Adagri.
Seminário de Defesa Agropecuária reforça integração e capacitação técnica
Durante os encontros, diretores, gerentes e técnicos da Adagri conduziram palestras e painéis sobre temas essenciais, como fiscalização em eventos agropecuários, controle de trânsito animal e vegetal, educação sanitária, certificação zoofitossanitária e atualização cadastral das propriedades.
O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, destacou a relevância dos encontros para o fortalecimento da defesa sanitária.
“Os seminários foram fundamentais para informar e atualizar os profissionais envolvidos com o agronegócio, além de reforçar a responsabilidade compartilhada na produção de alimentos seguros”, afirmou.
Além dos debates, alguns seminários foram seguidos de treinamentos técnicos nas cidades de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro e Crato, ampliando a capacitação dos servidores da Agência e de parceiros locais.
Adagri e parceiros fortalecem a defesa agropecuária
Os eventos foram realizados pela Adagri, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Instituto Centec, com apoio da UFC e das prefeituras municipais das cidades-sede.
O presidente da Adagri reforçou que o conhecimento técnico é um instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável do setor:
“A compreensão das obrigações sanitárias é essencial para fortalecer o agronegócio e garantir qualidade na produção e no consumo”, completou Elmo Aguiar.
A 2ª edição do Seminário de Defesa Agropecuária reafirma o compromisso do Ceará em manter e expandir sua Área Livre de Pragas (ALP) e garantir a segurança alimentar por meio de políticas públicas eficazes de sanidade animal e vegetal.






