Maior produtor de camarão do Brasil, o empresário Cristiano Maia, do Grupo Samaria, passa a integrar Comitê Estratégico do Lide Ceará, grupo de Líderes Empresariais – é uma organização multissetorial, multilateral e apartidária, que reúne empresários e CEOs de grandes e médias empresas. O grupo tem o objetivo de fortalecer a livre iniciativa e discutir um ambiente de Brasil promissor, sob os aspectos socioeconômico, ambiental e ético no país.
Sistema CNA/Senar capacita produtores artesanais para mercado internacional
Produtores e empresários rurais inscritos no “Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais” da CNA estão sendo capacitados para o mercado internacional pelo projeto Agro.BR. O Agro.BR, que conta com um escritório no Ceará, é uma iniciativa da CNA, em parceria com a ApexBrasil, que identifica as potencialidades dos produtores e leva conhecimento para que possam agregar valor, aumentar a visibilidade da produção, aprender sobre o mercado internacional e começar a exportar. O projeto Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação, com sensibilização, capacitação, apoio ao plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior. Atualmente, o projeto conta com 1.443 inscritos de todos os estados brasileiros. O objetivo é aumentar e diversificar a pauta exportadora.
Faec assume presidência do Conselho Estadual do Trabalho (CET)
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) assumiu a presidência do Conselho Estadual do Trabalho (CET) para o biênio 2024-2026. Em eleição ocorrida durante Sessão Plenária do CET, no dia 4 de julho, o conselheiro Raimundo Feitosa, representante da Faec, foi eleito com 11 votos, contra 4 do candidato da Fecomércio. “A eleição do nosso conselheiro Raimundo Feitosa, além de ser o reconhecimento da sua experiência e capacidade técnica, evidencia a força e o respeito que a Faec tem obtido na sociedade cearense e nos órgãos de Governo”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “E não poderia deixar de enaltecer o trabalho do secretário Vladson Viana, com quem temos diálogo aberto e transparente em prol do Ceará” Essa é a primeira vez que a Faec assume a presidência do CET, que tem como principal missão a gestão do Fundo Estadual do Trabalho do Ceará, propondo diretrizes para programas e para alocação de recursos, acompanhando e avaliando o impacto social, bem como propondo o aperfeiçoamento da legislação referente às Políticas Públicas do Trabalho, Emprego e Renda. “Nosso interesse maior é ajudar no desenvolvimento do Estado do Ceará, na medida em que todos seremos beneficiados. A criação de uma classe média no campo é um dos alicerces da nossa gestão e o CET é estratégico para que possamos participar ativamente da formulação de políticas que beneficiem o Meio Rural”, disse Amílcar Silveira, ao ressaltar o papel da Faec na formulação das políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda no Ceará. O Conselho Estadual do Trabalho (CET) é órgão colegiado e deliberativo, vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho e integrado por seis representantes do Poder Público (Secretarias), seis dos empregadores e seis dos trabalhadores, que obedecem a um sistema de rodízio na presidência.